Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

GettyImages
GettyImages

O Ministério da Saúde anunciou na manhã desta segunda-feira (30), que foi notificado sobre dois casos suspeitos de 'varíola dos macacos' no Brasil. Os supostos infectados estão no Ceará e em Santa Catarina.

"Seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial", informou a pasta.

Um terceiro caso suspeito, de um paciente com histórico de viagem está sendo investigado no Rio Grande do Sul, e segue sendo monitorado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

"A pessoa tem outro diagnóstico confirmado. Isso a princípio descartaria o caso. Então, não temos a definição se vai entrar como caso suspeito, pois ainda está em investigação”, disse a Secretaria Estadual de Saúde do RS.

Leia mais: Policiais militares do RJ começam a usar câmeras em seu uniforme nesta segunda (30)

O que é a "varíola dos macacos"?

A doença pode apresentar sintomas como febre superior a 38,3⁰C, dor de cabeça intensa, aumento no tamanho dos linfonodos, dor nas costas, dor muscular e fadiga excessiva. Os indícios geralmente ocorrem de um a três dias após de uma erupções cutâneas que começam no rosto e se espalham para o resto do corpo posteriormente.

O vírus em questão é do gênero Orthopoxvirus, que pertence à família Poxviridae. Na maioria das vezes, a doença acontecia no centro e no oeste da África. No entanto, recentemente, a Europa começou a registrar diversos casos da chamada varíola dos macacos. O primeiro caso foi notificado em uma pessoa do Reino Unido que viajou para a Nigéria no início de maio.

Passado de animais para humanos através da exposição de gotículas exaladas, o período de incubação do Monkeypox, na maioria dos casos, é de seis a 13 dias. No entanto, esse processo pode levar de cinco a 21 dias, no geral. A taxa de mortalidade dos casos na África Ocidental já foi documentada em torno de 1%.

“Normalmente, até um décimo das pessoas doentes com varíola dos macacos pode morrer, com a maioria das mortes ocorrendo em faixas etárias mais jovens”, aponta a OMS. A entidade completa que “a apresentação clínica da varíola dos macacos assemelha-se à da varíola, uma infecção relacionada ao ortopoxvírus que foi declarada erradicada em todo o mundo em 1980.”

Leia também: “Putin começou pela Ucrânia, mas obviamente tem planos maiores”, diz presidente da Lituânia

O Ministério da Saúde definiu que a partir da última sexta-feira (27) todos os casos suspeitos devem ser notificados à pasta e às Secretarias Estaduais de Saúde em até 24 horas. A regra vale tanto para o SUS (Sistema Único de Saúde), como para a rede particular.

A OMS havia registrado 257 casos em 20 países fora da África até a última sextaA Argentina foi o primeiro país da América do Sul a identificar a Monkeypox em um indivíduo que havia voltado de viagem da Espanha.