Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Diário Oficial da União
Reprodução/Diário Oficial da União

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a valer a partir desta quarta-feira (1º). Motoristas que forem habilitados pela primeira vez ou forem renovar o documento já irão contar com essa mudança.

A nova CNH cumpre a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada em 13 de dezembro de 2021 no Diário Oficial da União.

A substituição não é obrigatória neste momento, ocorrerá de maneira gradual para novas habilitações, podendo ser expedido em meios físicos, digital ou em ambos.

O que muda:

A nova habilitação terá elementos gráficos a fim de dificultar a falsificação e fraudes. O condutor também poderá optar por inserir seu nome social e filiação afetiva no documento.

A CNH terá predominância das cores verde e amarelo, além de uma tabela para identificar qual veículo o motorista está apto para dirigir.

O exercício de atividade remunerada e as restrições médicas também constarão no novo modelo.

Motoristas com carteira provisória terão a documento identificado com a letra “P”, assim como os de carteira definitiva terão a letra “D”.

Um código internacional utilizado em passaportes será introduzido, possibilitando o condutor utilizar a CNH em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

O QR Code segue mantido, armazenando todas as informações, incluindo fotografia do condutor, com exceção da assinatura.

Leia mais: Desemprego recua para 10,5%, mas rendimento do trabalhador cai em 7,9%Profissionais de saúde contratados na pandemia informam demissões repentinas em SP