Artistas e produtores pedem derrubada de vetos de Bolsonaro à cultura
Projetos que previam ajuda financeira ao setor, conhecidos como Lei Paulo Gustavo e nova Lei Aldir Blanc, foram vetados e atores vão à Câmara pedir reconsideração
01/06/2022 15h00
Produtores culturais, artistas e representantes de secretarias estaduais de Cultura participaram nesta quarta-feira (1) de uma audiência na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados na qual defenderam a derrubada de dois vetos do presidente Jair Bolsonaro (PL) a projetos voltados para o setor cultural.
O grupo pretende fazer uma articulação junto a parlamentares e lideranças de bancadas para tentar garantir um número expressivo de votos.
Leia também: Zelensky diz a jornalistas que Macron e Bolsonaro são suas inspirações na política
Aprovados pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, os projetos conhecidos como nova Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo previam a destinação de recursos para o setor.
Estava prevista para esta quinta-feira (2) uma sessão do Congresso Nacional a fim de analisar os vetos presidenciais a projetos aprovados pelo Legislativo. No entanto, até a última atualização desta reportagem, a sessão ainda não havia sido confirmada por não haver consenso. Cabe aos parlamentares a análise de vetos presidenciais, sendo que deputados e senadores podem derrubá-los.
REDES SOCIAIS