Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O mês de junho é considerado o Mês do Orgulho LGBTQIA+ ao redor do mundo. O período, que é marcado por eventos e paradas, faz referência a um movimento que aconteceu em 1969, em Nova York, conhecido como a Rebelião de Stonewall.

Na noite de 28 de junho de 1969, a comunidade LGBTQIA+ sofreu uma violenta abordagem policial no bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, e gerou reação dos presentes, que enfrentaram as autoridades.

A partir deste dia, mobilizações reuniram milhares de pessoas em diversos pontos de Nova York em protestos contra as abordagens. A rebelião de Stonewall culminou na primeira marcha de Orgulho Gay, em 1970, e foi um marco para as discussões dos direitos LGBTQIA+ no mundo.

Leia também: Mano Brown participa de divulgação da nova temporada de 'Peaky Blinders'

O dia 28 de junho, inclusive, foi marcado como o Dia do Orgulho LGBTQIA+ e é homenageado há 53 anos.

Em São Paulo, a primeira parada aconteceu em 1997. Desde então, a cada 28 junho mais pessoas vão às ruas para celebrar a data. Por conta da pandemia da Covid-19, as últimas duas paradas foram realizadas em formato online.

O mês também é marcado por uma série de ações afirmativas voltadas à comunidade LGBTQIA+ em diversos setores. Entretanto, existe um perigo de falar sobre direitos LGBTQIA+ somente em junho e esquecer da pauta ao longo do ano.

Leia também: Preços dos produtos para as festas juninas disparam e sobem 13,12% nos últimos 12 meses