Notícias

Entenda o que significa cada letra da sigla LGBTQIA+

Sigla diz respeito a orientações sexuais e identidades de gênero


13/06/2022 18h29

O mês de junho é considerado o Mês do Orgulho LGBTQIA+ ao redor do mundo. O período é marcado por eventos, paradas e uma série de ações afirmativas voltadas à comunidade, em diversos setores. 

Mas você sabe o que significa cada letra da sigla? Cada uma representa uma orientação sexual (por quem a pessoa se sente atraída afetiva e/ou sexualmente) ou identidade de gênero (qual gênero a pessoa se identifica).

Leia também: Por que junho é o mês do orgulho LGBTQIA+? Conheça a história

Veja o que significa cada letra da sigla LGBTQIA+ segundo o Manual de Comunicação LGBTI+, elaborado pela Aliança Nacional LGBTI+.

L: Lésbicas

Mulher, cis ou trans, que é atraída afetiva e/ou sexualmente por pessoas do mesmo sexo/ gênero, também cis ou trans. Não é necessário, necessariamente, ter experiências sexuais com outras mulheres para se identificar como uma mulher lésbica.

G: Gays

Homem, cis ou trans, que é atraído afetiva e/ou sexualmente por pessoas do mesmo sexo/ gênero, também cis ou trans. Não é necessário, necessariamente, ter experiências sexuais com outros homens para se identificar como um homem gay.

B: Bissexuais

A pessoa que se relaciona afetiva e/ou sexualmente com pessoas de dois ou mais sexos/gêneros. O termo “Bi” é o diminutivo para se referir a pessoas bissexuais.

T: Transgêneros

Terminologia utilizada para descrever pessoas que transitam entre os gêneros. São pessoas cuja identidade de gênero transcende as definições convencionais de sexualidade.

“Segundo Letícia Lanz (2015), não faz sentido escrever ‘travestis, transexuais e transgêneros’, ou usar TTT na sigla LGBTI+, uma vez que travestis e transexuais são transgênero por definição. Ou escreva-se travestis e transexuais, ou escreva-se transgêneros, ou, de preferência, pessoas trans”, diz o Manual de Comunicação LGBTI+.

Pessoas transexuais são aquelas que têm uma identidade de gênero diferente do sexo designado no nascimento, enquanto travesti é uma “construção de gênero feminino, oposta ao sexo biológico, seguido de uma construção física de caráter permanente, que se identifica na vida social, familiar, cultural e interpessoal, através dessa identidade”. Já foi um termo pejorativo mas que carrega um teor político de ressignificação.

Q: Queer

O termo em inglês (sem tradução para o português) é utilizado por pessoas cuja orientação sexual não é exclusivamente heterossexual. O termo é guarda-chuva e não restringe a amplitude e a vivência da sexualidade.

I: Intersexualidade

O termo também é guarda-chuva e diz respeito a pessoas que nascem com anatomia reprodutiva ou sexual e/ou um padrão de cromossomos que não podem ser classificados como sendo tipicamente masculinos ou femininos. 

Leia também: Censo 2022: Aliança LGBTI+ mostra preocupação por não inclusão de questões sobre orientação sexual

A: Assexual

Segundo o manual, uma pessoa assexual é aquela que não sente nenhuma atração sexual, seja pelo sexo/gênero oposto ou pelo mesmo sexo/gênero.

+: Outras identidades de gênero e orientações sexuais

O símbolo inclui as demais variações de identidade de gênero e orientação sexual não citadas nas letras anteriores. Envolve a pansexualidade, a não-binariedade, e mais.

Para saber mais, clique aqui e veja o material completo da Aliança Nacional LGBTI+.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senado cria comissão para apurar desaparecimento de jornalista e indigenista

Brasil registra 70 mortes por Covid-19 em 24h e atinge maior média móvel em dois meses

Toffoli envia denúncia contra Milton Ribeiro por homofobia à Justiça Federal

Vacina da Pfizer contra Covid-19 é segura e eficaz para crianças menores de 5 anos, diz FDA

Há um ano, delegado Alexandre Saraiva criticou queda na fiscalização do desmatamento no AM