Lentes de contato dental: Entenda os tipos existentes e os cuidados necessários
Em entrevista ao site da TV Cultura, a Dra. Giuliana Sueyoshi esclarece as principais dúvidas sobre as facetas dentais
16/06/2022 09h16
Nos últimos tempos, as lentes de contato dental ganharam notoriedade entre a população , e principalmente, entre os famosos. Artistas como Neymar Jr., Whindersson Nunes e GKay são alguns adeptos deste procedimento estético nos dentes.
Para esclarecer algumas dúvidas que o procedimento gera, o site da TV Cultura conversou com a dentista Dra. Giuliana Sueyoshi, CRO 148 349.
Ela esclarece que “lentes de contato” são apenas um nome fictício para as facetas dentais: "esse nome de 'lente de contato' é bem polêmico porque lente de contato dental é para um produto que tem a espessura super fina, e é por isso, que chama de lente de contato. Para fazer uma paralelo à lente de contato ocular. Mas não tem nada a ver com lente de contato. É puramente marketing em torno do procedimento", explica.
Guiliana também diz que, assim como qualquer outro tratamento odontológico, as lentes de contato também tem recomendações, como: dentes mais amarelados ou escurecidos, pequenos ajustes de alinhamentos e ajustes de dentes irregulares. Assim tem contra indicações: pacientes sem uma mordida balanceada e sem hábitos de higiene dental.
Em casos de aplicação onde as contra indicações são ignoradas, o paciente pode sofrer com fraturas constantes, mau hálito, amarelamento do dente a longo prazo e até mesmo problemas como gengivite e tártaro.
Veja abaixo as principais dúvidas sobre o assunto:
Quais tipos de lentes de contato dental existem?
Existem as lentes de contato de cerâmica, que são feitas em porcelana, zircônia e materiais desse tipo. E as lentes de contato de resina composta.
A diferença entre elas é que a de cerâmica é mais resistente a abrasão e surgimentos de manchas, além de ter uma etapa laboratorial a mais e conta com tratamento térmico, diferente da resina composta.
Quais cuidados devo ter com as lentes?
É preciso reforçar a higienização bucal, usar fio dental, escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia e complementar com um enxaguante bucal para a remineralização dental. Visitas regulares ao dentista, a cada seis meses e em alguns casos a cada três meses, para a manutenção e polimento das lentes, controle de placa e limpeza, também são importantes.
As lentes têm prazo de validade?
Assim como qualquer outra coisa, as lentes de contato dental também tem prazo de validade. Uma faceta odontológica de resina composta bem indicada e bem instalada tem duração de sete anos a dez anos. Já a de cerâmica tende a durar mais de 10 anos. Ambas com o devido cuidado.
A Dra. Giuliana Sueyoshi afirma que mesmo em tempos nos quais as lentes de contato dental fazem tanto sucesso, não é necessário ter dentes totalmente alinhados e totalmente brancos para ter um sorriso bonito: “As facetas são procedimentos onde a gente pode alcançar uma estética mais agradável e harmoniosa do sorriso, mas não necessariamente precisamos delas para ter um sorriso harmônico. Podemos ter um sorriso natural bonito com pequenos ajustes, como um clareamento, um alinhamento ortodôntico”.
REDES SOCIAIS