O governo britânico confirmou nesta sexta-feira (17) que Julian Assange será extraditado para os Estados Unidos. No país americano, o fundador da WikiLeaks é acusado de ter divulgado documentos confidenciais.
Leia mais: Comissão que representa interesses da UE solicita entrada da Ucrânia no bloco
“Quanto mais o povo está sofrendo, mais felizes estão”, dispara Bolsonaro sobre Petrobras
"Em virtude da lei de 2003 sobre a extradição, a ministra assinará uma ordem de extradição, se não houver motivo para proibi-la", disse um porta-voz do Ministério do Interior do Reino Unido. O jornalista australiano nega quaisquer irregularidades na plataforma.
Quem é Julian Assange?
Julian Paul Assange é um ativista australiano, programador, jornalista e fundador do site WikiLeaks. Atualmente, encontra-se sob custódia da Polícia de Londres após ser preso em 11 de abril de 2019. Antes, ele estava refugiado na embaixada do Equador em Londres, vivendo como refugiado desde 2012 até seu encarceramento.
Assange fundou o site WikiLeaks em 2006 e ganhou atenção internacional em 2010 quando o site publicou uma série de documentos sigilosos do governo dos Estados Unidos. Entre as divulgações estavam dados sobre o ataque aéreo a Bagdá, em 12 de julho de 2007, e os registros das guerras no Afeganistão e no Iraque.
Após os vazamentos de 2010, autoridades dos Estados Unidos começaram uma investigação criminal sobre o WikiLeaks e pediu apoio a nações aliadas pelo mundo.
Caso seja declarado culpado, Assange pode ser condenado a 175 anos de prisão, em um caso que as organizações de defesa dos direitos humanos denunciam como um ataque à liberdade de imprensa.
REDES SOCIAIS