O Ministério do Interior da Ucrânia informou nesta segunda-feira (20), dia mundial do refugiado, que a guerra contra a Rússia já produziu 7,7 milhões de refugiados ucranianos. O levantamento foi feito do dia 24 de fevereiro, as vésperas da invasão, até o último dia 16 de junho. Os dados são baseados no levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU).
"Como resultado da invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, ocorrida neste ano, milhões de refugiados ucranianos se uniram a esse vasto grupo em todo o mundo", diz a nota do Ministério.
Leia também: Venezuela representa 78,5% dos pedidos de refúgio no Brasil em 2021
O governo ucraniano também informou que, até semana passada, 3,2 milhões de refugiados do país tinham sido registrados para receber proteção temporária ou para aderir a programas nacionais similares.
Vale lembrar que a Europa não foi o único destino de ucranianos que deixaram o país por conta da guerra. Há uma colônia aqui no Brasil também.
"As pessoas fugiram e seguem fugindo do perigo, das explosões e dos bombardeios, de criminosos armados e brutais, para quem a vida humana não vale nada", completou o Ministério.
REDES SOCIAIS