Notícias

Finlândia está preparada para lutar contra a Rússia se for atacada, afirma chefe de defesa

Em pesquisa realizada pelo Ministério da Defesa, cerca de 82% dos entrevistados disseram que estariam dispostos a participar da defesa nacional se o país fosse atacado


22/06/2022 10h09

O chefe das Forças Armadas da Finlândia, Timo Kivinen, afirmou que o país se preparou por décadas para um ataque russo e apresentará forte resistência caso ocorra.

Leia mais: Terremoto deixa centenas de mortos no Afeganistão

O país nórdico construiu um arsenal substancial. Mas, além do equipamento militar, um fator crucial é que os finlandeses estariam motivados para lutar, disse o chefe.

“A linha de defesa mais importante está entre os ouvidos, como prova a guerra na Ucrânia no momento”, disse Kivinen em entrevista.

A Finlândia travou duas guerras na década de 1940 contra seu vizinho oriental, com o qual compartilha uma fronteira de 1.300 km. A nação de 5,5 milhões de pessoas tem uma força de tropas em tempo de guerra de cerca de 280.000, com 870.000 treinados como reservistas.

Em pesquisa realizada no dia 18 de maio pelo Ministério da Defesa da Finlândia, cerca de 82% dos entrevistados disseram que estariam dispostos a participar da defesa nacional se o país fosse atacado.

Leia também: Segundo brasileiro a ser diagnosticado com varíola dos macacos recebe alta médica

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos