Após oito semanas seguidas, média de internações por Covid-19 voltam a cair em São Paulo
Entre abril e junho, número de internados pela doença subiram exponencialmente; queda nas hospitalizações é celebrada pelo governo
22/06/2022 17h21
Após oito semana se alta, as internações por Covid-19 voltaram a desacelerar no estado de São Paulo. Dados do governo do estado revelam que, na semana entre 12 e 18 de junho, houve uma queda de 3,3% na média móvel. Foram 528 doentes internados por dia, em média, contra 546 na semana anterior.
De acordo com os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, esse pode ser um sinal que a curva de hospitalizações pode estar atingindo a estabilidade e com viés de queda.
O número de hospitalizações é uma das melhores maneiras para analisar o nível da pandemia no Brasil. Os registros são feitos no momento da entrada do doente nas instituições, e comunicados imediatamente ao sistema.
A média diária de internações estava subindo desde a semana entre os dias 17 e 23 de abril em São Paulo. Foi justamente o período que o governo desobrigou o uso de máscaras.
Leia também: Que riscos a varíola dos macacos traz ao Brasil?
Além disso, os casos também apresentaram tendência de queda após quatro semanas consecutivas. Enquanto na semana entre os dias 5 e 11 de junho, a média móvel de casos no estado era 6.831, no período entre 12 e 18 de junho, o número caiu para 5.741.
O número de óbitos também caiu, passando de uma média diária de 60 mortes para 45 (baixa de 24,9%).
REDES SOCIAIS