Notícias

Anvisa suspende uso do agrotóxico Carbendazin para reavaliação do produto

Agrotóxico ficará suspenso até que o processo que propõe a proibição do ingrediente ativo no país seja finalizado


23/06/2022 13h52

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na última quinta-feira (22), a suspensão cautelar do agrotóxico Carbendazin. A medida, publicada no Diário Oficial da União, tem como objetivo prevenir a disponibilização para uso no manejo agrícola de produtos que contenham o ingrediente na sua formulação, enquanto o processo de reavaliação é finalizado.

A decisão da Agência, baseada no princípio da precaução, antecipa os objetivos da minuta de Consulta Pública, que irá propor a proibição do ingrediente ativo Carbendazim em produtos agrotóxicos no Brasil, conforme avaliado pela área técnica.

Leia também: Desembargador do TRF1 manda soltar ex-ministro Milton Ribeiro e pastores

O despacho da Diretoria Colegiada da Anvisa determina:

SUSPENSÃO CAUTELAR da importação, fabricação, comercialização e distribuição do ingrediente ativo Carbendazim, um agente químico que confere a eficácia agronômica aos produtos agrotóxicos à base desse ingrediente ativo. Salienta-se que o ingrediente ativo também pode estar presente no produto técnico, obtido diretamente de matérias-primas por processo químico, destinado à obtenção de produtos formulados ou de pré-misturas.

SUSPENSÃO CAUTELAR da importação, fabricação, comercialização e distribuição de produtos técnicos que contenham esse ingrediente ativo, ou seja, tanto os produtos técnicos acabados ou produtos finais e os agrotóxicos formulados que contenham o ingrediente ativo carbendazim na sua composição.

Leia também: Crianças ficam presas em brinquedo de parque de diversões em São Bernardo do Campo

A decisão será válida até que seja finalizada a reavaliação toxicológica, nos termos do processo 25351.945793/2019-57, conforme o prazo judicial.

Todas as etapas regulatórias devem acontecer até agosto deste ano.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos