Notícias

Incêndio em centro de reabilitação deixa 11 mortos em Carazinho (RS)

Fogo atingiu local de apoio a dependentes químicos na noite dessa quinta-feira (23)


24/06/2022 11h31

Um incêndio no Centro de Tratamento e Apoio a Dependentes Químicos (Cetrat) em Carazinho, no Norte do Rio Grande do Sul, deixou ao menos 11 mortos na noite dessa quinta-feira (23). Dez delas morreram no local e uma no hospital. O fogo começou por volta de 23h.

A informação é de que no momento do acidente havia 15 pessoas na clínica. Duas pessoas foram levadas para atendimento médico, uma delas está em estado grave e uma estável. Outras duas conseguiram sair do local sem ferimentos.

Segundo os bombeiros, algumas das vítimas foram encontradas em dormitórios e próximas às janelas, o que pode indicar que elas tentavam sair do local. As janelas não tinham grades mas eram pequenas, o que impedia uma pessoa de passar. 

Ainda não há confirmação sobre a identidade dos mortos e as causas do incêndio. O caso está sendo investigado.

"Não descartamos nenhuma hipótese. Qualquer coisa pode ter acontecido. Por se tratar de um local de tratamento de pessoas com dependências químicas, alcoolismo e drogas, a gente sabe da possibilidade até pelo uso de medicamentos, daqui a pouco pode ter sido curto-circuito, uso de cigarro, uso de algum equipamento auxiliar pra aquecimento. Várias são as hipóteses, é muito prematuro tentar identificar agora", disse o tenente-coronel e comandante regional do batalhão de Passo Fundo, Ricardo Mattei.

O tenente-coronel Mattei confirma que o avanço do fogo foi por conta da estrutura do Centro, grande parte de madeira.

"O alastramento do fogo foi muito rápido. Mesmo rapidamente tendo tido a tentativa do controle do incêndio, infelizmente, pelas características do local, do confinamento, tivemos esses 11 óbitos", lamenta Mattei.

Milton Schmitz, prefeito de Carazinho, decretou luto oficial no município por três dias, em respeito às vítimas e seus familiares. "Carazinho vive um luto coletivo neste momento triste em que a tragédia se abate sobre famílias das vítimas", declarou em nota.

Leia mais: Comitê da Petrobras se reúne nesta sexta-feira (24) para analisar nova indicação a presidênciaAlemanha derruba lei da era nazista que dificulta aborto

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos