Maior bactéria do mundo é encontrada em manguezais nas Pequenas Antilhas, diz estudo
Thiomargarita magnifica pode ser vista a olho nu e se assemelha à forma e tamanho de um cílio
24/06/2022 14h32
A maior bactéria do mundo foi encontrada em Guadalupe, nas Pequenas Antilhas, de acordo com estudo que saiu na revista Science nesta quinta-feira (23).
Grande o suficiente para ser vista a olho nu, se assemelha à forma e ao tamanho de um cílio e foi descoberta nas superfícies de folhas em decomposição em manguezais marinhos tropicais rasos.
Thiomargarita magnifica – uma referência ao seu tamanho excepcional – tem um comprimento médio de célula superior a 9.000 micrômetros, que é quase 1 centímetro de comprimento. As células da maioria das espécies bacterianas têm cerca de 2 micrômetros de comprimento, embora as maiores possam chegar a 750 micrômetros.
De acordo com o coautor do estudo e biólogo marinho Jean-Marie Volland, ela pode crescer até 2 centímetros de comprimento.
"É uma descoberta incrível. Abre a questão de quantas destas bactérias gigantes existem no mundo e lembra-nos que não devemos subestimar as bactérias", realçou Petra Levin, microbiologista da Universidade de Washington, que não esteve envolvida no estudo.
Leia também: Viena é a melhor cidade do mundo para se viver, aponta relatório da The Economist
REDES SOCIAIS