Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Pessoas que receberam ao menos uma dose da vacina contra a Influenza tiveram uma probabilidade 40% menor de desenvolver Alzheimer em comparação com os não vacinados.

A conclusão foi publicada na revista científica Journal of Alzheimer's Disease e faz parte de um estudo de pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Leia também: Governador de São Paulo anuncia redução de 25% para 18% no ICMS sobre gasolina

Para realizar a pesquisa, cientistas utilizaram informações disponíveis em um banco de dados de pacientes com mais de 65 anos entre setembro de 2009 e agosto de 2019. Cerca de 1,9 milhão de indivíduos que não haviam um diagnóstico prévio de demência.

Após esse período, a incidência de casos da doença foi de 5,1% entre 936 mil pessoas que receberam ao menos uma aplicação do imunizante. Por outro lado, entre o mesmo número de integrantes que não foram vacinados, a prevalência da doença foi de 8,5%.

Apesar da descoberta, cientistas ressaltam que os mecanismos responsáveis por causar esse efeito protetor ainda não foram completamente desvendados pela ciência.

Leia também: Ataque com mísseis deixa ao menos dois mortos e 20 feridos em Kremenchuk, na Ucrânia

Para Paul Schulz, um dos autores do estudo, como existem evidências de que várias vacinas podem proteger contra a doença, “pensamos que não é um efeito específico da vacina contra a gripe. Em vez disso, acreditamos que o sistema imunológico é complexo, e algumas alterações, como a pneumonia, podem ativá-lo de forma a piorar a doença de Alzheimer”.

“Claramente ainda temos a aprender sobre como o sistema imunológico piora ou melhora os resultados desta doença”, declarou.