Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura/Larissa Marques
Divulgação/TV Cultura/Larissa Marques

A edição do Estação Livre desta sexta-feira (1º) tem como temática uma das maiores paixões brasileiras: o futebol. A apresentadora Cris Guterres recebe Serginho Chulapa, ex-jogador e atual auxiliar técnico do Santos, e Rafael Alves, editor-chefe do site Planeta Futebol feminino para uma conversa sobre as diversidades presentes na modalidade.

A conversa toca áreas como o papel das torcidas organizadas, arbitragem, a presença feminina e racismo/violência dentro e fora dos campos. Na TV Cultura, a edição vai ao ar a partir das 22h.

Leia também: Neymar não está mais nos planos do Paris Saint-Germain, afirma jornal

“Enquanto os times não se posicionarem sobre o racismo, a gente vai continuar vendo esses atos de maneira impune”, comenta Rafael Alves, editor-chefe do Planeta Futebol Feminino. Durante a edição, os convidados debatem a presença recorrente da violência no funcionamento do futebol. “(Racismo) Não vai acabar nunca!”, pontua Serginho Chulapa.

“Nosso país, eu sempre digo e vou dizer sempre, é o país mais racista do mundo”, completa. Além das violências raciais, a edição se debruça na presença recorrente do público feminino atuando nas arquibancadas e dentro do campo.

Ultrapassando os limites físicos das arenas, o Estação Livre mostra como o esporte assume as mais diversas formas e traz reportagens sobre as competições de várzea, na região do Grajaú, zona sul de São Paulo. Além de demonstrar como a modalidade carrega emoção e união, passada de geração em geração em todos os cantos do país, através do futebol indígena.

Leia também: Queiroga afirma que aborto é crime e minimiza críticas ao guia do ministério sobre o assunto

O programa decorre sobre a vontade de muitos jovens que almejam jogar no exterior e mostra o futebol como instrumento de mudanças sociais com reportagem sobre o Instituto Neymar.