Notícias

Astrônomos da NASA se emocionam com as primeiras imagens do telescópio Webb

O telescópio, considerado o mais poderoso do mundo, abriu seu guarda-sol e se moveu a quase um milhão de milhas da Terra


01/07/2022 09h27

Seis meses após o lançamento do Telescópio Espacial James Webb, os astrônomos da NASA começaram a receber as primeiras imagens do poderoso telescópio mostrando a vastidão do universo.

Leia mais: "Governadores que apoiam o PT estão contra a redução de combustíveis", diz Bolsonaro

A NASA não compartilhará algumas dessas imagens com o público até 12 de julho, mas os astrônomos se emocionaram com as fotos.

A vice-administradora da NASA, Pam Melroy, disse que as imagens da “primeira luz” “me emocionaram como cientista, como engenheiro e como pessoa”.

“Primeira luz” geralmente se refere ao primeiro uso de um telescópio para observações científicas após ter sido submetido a testes e calibração.

Thomas Zurbuchen, diretor de programas científicos da NASA, disse durante uma coletiva de imprensa na última quinta-feira (30) que no fim estava movido às lágrimas por conta das fotos.

“É realmente difícil não ver o universo sob uma nova luz e não ter apenas um momento profundamente pessoal”, disse ele. “É um momento emocionante quando você vê a natureza de repente revelando alguns de seus segredos. E eu quero que você imagine isso e espere por isso.”

O foguete Ariane 5 da Agência Espacial Europeia lançou o Telescópio Espacial James Webb ao espaço no dia de Natal de 2021. Nos últimos meses, o telescópio, considerado o mais poderoso do mundo, abriu seu guarda-sol e se moveu quase um milhão de milhas da Terra.

Leia também: Rio de Janeiro segue aplicação da segunda dose de reforço em pessoas de 40 anos ou mais

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos