Morre Sergio Paulo Rouanet, diplomata autor da lei de incentivo à cultura, no Rio de Janeiro
Aos 88 anos, um dos principais nomes que passou pelo Ministério da Cultura foi vítima da síndrome de Parkinson’s
03/07/2022 11h45
Morreu neste domingo (3), no Rio de Janeiro, o diplomata e ex-ministro da Cultura Sergio Paulo Rouanet, autor da Lei de Incentivo à Cultura no Brasil. Aos 88 anos, ele foi vítima do avanço da síndrome de Parkinson’s. A informação foi confirmada pelo Instituto Rouanet, fundada por ele e a mulher, a filósofa alemã Barbara Freitag.
"É com muito pesar e muita tristeza que informamos o falecimento do Embaixador e intelectual Sergio Paulo Rouanet, hoje pela manhã do dia 3 de julho. Rouanet batalhava contra o Parkinson’s, mas se dedicou até o final da vida à defesa da cultura, da liberdade de expressão, da razão, e dos direitos humanos. O Instituto carregará e ampliará seu grande legado para futuras gerações", diz a nota do instituto.
Seu legado na cultura brasileira começou no início dos anos 1990, quando foi ministro da Cultura do governo Collor e colocou em prática a lei de incentivo à cultura.
Criada de fato em 1991, o projeto autoriza produtores a buscarem investimento privado para financiar iniciativas culturais. Em troca, as empresas podem abater parcela do valor investido no Imposto de Renda.
Leia também: População negra é vítima de 78% de crimes violentos no Brasil, aponta estudo
Rouanet também trabalhou como jornalista cultura, com passagens pelo Jornal do Brasil, com sua coluna “Eles pensaram por nós”, pela Folha de S. Paulo, e nas revistas Tempo Brasil, Revista do Brasil e Revista Estudos Avançados da USP.
REDES SOCIAIS