Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Morreu neste domingo (3), no Rio de Janeiro, o diplomata e ex-ministro da Cultura Sergio Paulo Rouanet, autor da Lei de Incentivo à Cultura no Brasil. Aos 88 anos, ele foi vítima do avanço da síndrome de Parkinson’s. A informação foi confirmada pelo Instituto Rouanet, fundada por ele e a mulher, a filósofa alemã Barbara Freitag.

"É com muito pesar e muita tristeza que informamos o falecimento do Embaixador e intelectual Sergio Paulo Rouanet, hoje pela manhã do dia 3 de julho. Rouanet batalhava contra o Parkinson’s, mas se dedicou até o final da vida à defesa da cultura, da liberdade de expressão, da razão, e dos direitos humanos. O Instituto carregará e ampliará seu grande legado para futuras gerações", diz a nota do instituto.

Seu legado na cultura brasileira começou no início dos anos 1990, quando foi ministro da Cultura do governo Collor e colocou em prática a lei de incentivo à cultura.

Criada de fato em 1991, o projeto autoriza produtores a buscarem investimento privado para financiar iniciativas culturais. Em troca, as empresas podem abater parcela do valor investido no Imposto de Renda.

Leia também: População negra é vítima de 78% de crimes violentos no Brasil, aponta estudo

Rouanet também trabalhou como jornalista cultura, com passagens pelo Jornal do Brasil, com sua coluna “Eles pensaram por nós”, pela Folha de S. Paulo, e nas revistas Tempo Brasil, Revista do Brasil e Revista Estudos Avançados da USP.