Cerca de 30 países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) assinaram, nesta terça-feira (5), os Protocolos de Adesão para Finlândia e Suécia ao bloco.
Estiveram presentes o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg; a ministra sueca das Relações Exteriores, Ann Linde; e o ministro finlandês das Relações Exteriores, Pekka Haavisto.
Leia também: Pista da Régis Bittencourt, em SP, é bloqueada por manifestantes nesta terça-feira (5)
One more important step forward. ⁰
— Finland at NATO (@FinMissionNATO) July 5, 2022
Today, #NATO Allies signed the Accession Protocols for 🇫🇮 and 🇸🇪. We want to extend a sincere thank you to all Allies.
The next step on the road towards membership is the ratification process in all national parliaments.
#FinlandNATO pic.twitter.com/lUHKBPkncy
Nas redes sociais, Jens Stoltenberg celebrou a reunião de assinatura dos protocolos: “Com 32 nações à volta da mesa, ficaremos ainda mais fortes e o nosso povo estará ainda mais seguro no momento em que enfrentamos a maior crise de segurança em décadas”.
An historic day for Euro-Atlantic security as all 30 #NATO Allies sign the Accession Protocols for #Finland & #Sweden. With 32 nations around the table, we will be stronger and safer, as we face a more dangerous world. pic.twitter.com/Mu0jjK9IuF
— Jens Stoltenberg (@jensstoltenberg) July 5, 2022
Ann Linde também se declarou “ansiosa para a cooperação nos próximos anos”.
Leia também: Ricardo Barros diz que PEC dos auxílios deve ser votada nesta semana
O convite formal para Finlândia e Suécia se unirem ao bloco militar foi feito na última semana. O próximo passo no caminho para a adesão é o processo de ratificação em todos os parlamentos nacionais.
REDES SOCIAIS