Uma criança de três anos retornou ao Brasil depois que a mãe morreu ao tentar entrar de forma ilegal nos Estados Unidos pela fronteira do México. A menina chegou ao Brasil na última sexta (1°) e foi entregue ao pai, que vive em Jacareí, no Interior de São Paulo.
Leia mais: Euro atinge o menor valor frente ao dólar desde sua criação
Segundo a Justiça, a criança é filha de um casal de haitianos que morava na cidade paulista. Divorciada do pai da criança, a mulher namorava outro estrangeiro, com quem decidiu em maio tentar entrar de forma ilegal no pais da América do Norte.
Eles foram com a menina até a fronteira entre a Colômbia e o Panamá, quando a mãe não resistiu e morreu. Os detalhes de como ela teria morrido não foram informados, já que a ação corre em segredo de Justiça.
Após a morte da mulher, o homem seguiu a viagem com a enteada para o México. A menina foi abrigada em uma instituição na cidade de Tapachula, na fronteira entre a Guatemala e o México, com o companheiro da mãe.
A família da mãe acionou o Itamaraty, que viabilizou junto ao Ministério Público o processo de guarda da criança para o pai e a repatriação, seguindo de volta ao Brasil.
Leia também: Congresso confirma título de “Heroína da Pátria" a Nise da Silveira com derrubada de veto
REDES SOCIAIS