"Este Brasil que nunca defendeu a educação, puniu a população negra", diz Laurentino Gomes
Em resposta, o jornalista defende as cotas e fala sobre a importância de Luís Gama para a imprensa negra
11/07/2022 23h00
Nesta segunda-feira (11), o Roda Viva entrevista o jornalista e escritor Laurentino Gomes, comandado pela jornalista Vera Magalhães.
"Eu queria entender de você, qual a importância desses espaços próprios para a repercussão de narrativas negras sobre a própria escravização e as teorias raciais do Brasil na época", questiona Ygor Damasceno, da Globo Condé Nast.
"Eu acho que existe uma voz negra que vai construindo um projeto de Brasil na abolição, e do qual participam intensamente Luís Gama", e continua dizendo que "as ideias que ele defendia na segunda metade do século XIX, fazem todo sentindo no Brasil de hoje. Os artigos de André Rebouças, José do Patrocínio, isso vai criando uma consciência nova. Agora, é preciso levar em conta também que este Brasil que nunca defendeu a educação, puniu desproporcionalmente sua população negra. Se estima que na época mais de 99% da população negra — ou descendente de africanos no Brasil — eram analfabetos. Simplesmente não tinham condições de ler esses artigos", diz Gomes.
O jornalista defende a política de cotas para população negra, "tem mostrado resultado e crescimento no número de estudantes, mestrando, doutorandos". E diz também sobre essa ser uma novidade no país, justamente pela falta de incentivo à educação. Laurentino finaliza dizendo que quem plantou essa semente foram os abolicionistas do século XIX.
A bancada de entrevistadores é formada por Adriana Ferreira Silva, jornalista e escritora, Ana Cristina Rosa, colunista de opinião da Folha de S. Paulo, Eduardo Graça, repórter especial do jornal O Globo em São Paulo, Lizandra Magon, jornalista e editora, e Ygor Damasceno, head de estratégias digitais da Edições Globo Condé Nast.
Leia também: "Não acredito que seja um risco real", diz escritor sobre possibilidade de ruptura institucional
Assista ao programa completo:
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS