Prefeitura de Belo Horizonte confirma transmissão comunitária de varíola do macaco na cidade
Três pessoas sem histórico de viagem foram diagnosticadas com a doença
13/07/2022 21h36
A prefeitura de Belo Horizonte confirmou nesta quarta-feira (13) a transmissão comunitária da varíola dos macacos na cidade. As autoridades locais diagnosticaram a doença em pessoas que não possuem histórico de viagem internacional.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, dos 18 casos confirmados na cidade, três pacientes não têm histórico de viagem a locais com casos confirmados da doença. Os outros 15 pacientes têm histórico de viagem a São Paulo, Rio de Janeiro ou país com transmissão comprovada.
Ainda segundo a secretaria, todos são pacientes do sexo masculino, com idade entre 22 e 38 anos, em boas condições clínicas.
Belo Horizonte é a segunda cidade brasileira a confirmar a transmissão comunitária da doença. O Rio de Janeiro também já tinha declaro no dia 23 de junho.
Leia também: Ministério da Saúde encerra grupo emergencial que monitorava varíola dos macacos no Brasil
De acordo com o último relatório da pasta, o país registrou 218 casos até o último dia 9 de julho. A maioria está no Estado de São Paulo, que registrou 158 pessoas com a doença.
"A pasta segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes", informou o Ministério da Saúde.
REDES SOCIAIS