“Era mais fácil imaginar um presidente de extrema-direita em Portugal do que no Brasil”, diz Valter Hugo Mãe
No Roda Viva, autor Valter Hugo Mãe compara crescimento da extrema-direita no Brasil e em Portugal
18/07/2022 23h51
O Roda Viva recebe Valter Hugo Mãe, um dos maiores escritores em língua portuguesa da atualidade, nesta segunda-feira (18).
O jornalista Walter Porto comparou o cenário político brasileiro com o de Portugal, onde o escritor vive, e quis saber os motivos da extrema-direita ter tanta força nos dois países. Sobre a situação sul-americana, Hugo Mãe admite que ficou “frustrado” com o resultado das últimas eleições, porque não entendeu como uma população com um sorriso no rosto, apesar das dificuldades, elegeu Bolsonaro.
Leia também: Escritor Valter Hugo Mãe critica grupos que defendem fim do aborto legal: “Retrocesso ético e humano”
“Assumo claramente que sou anti-Bolsonaro. Antes dele ser eleito, eu estava no Brasil e disse tudo que pude para as pessoas não votarem nele. Poderia ser em qualquer sentido, menos no sentido do homem que desclassificava todas as pessoas. E quando ele foi eleito com uma certa euforia, eu pensei que tinha falhado em entender o povo brasileiro. Foram tantas viagens, visitas, amigos brasileiros. Disse para mim: 'há muita coisa que não entendi'”, explica.
O autor ainda revela que era mais fácil de acreditar em um presidente de extrema-direita vencendo em Portugal do que no Brasil, por conta das características do povo brasileiro.
Assista ao programa completo:
Participam da bancada de entrevistadores Fernanda Diamant, editora da Fósforo e sócia da Megafauna livraria, Gabriela Mayer, apresentadora da rádio Bandnews FM e do podcast Põe na Estante, o jornalista e livreiro do Sebo Desculpe a Poeira Ricardo Lombardi, Walter Porto, colunista de livros da Folha de S.Paulo, e a jornalista Yasmin Santos.
O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS