Randolfe vai ao TSE e pede que Bolsonaro admita que mentiu sobre sistema eleitoral
O senador relembra ainda invasão ao Capitólio, nos Estados Unidos
19/07/2022 20h15
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) entrou com um pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) admita publicamente que mentiu sobre o sistema eleitoral. O presidente colocou em dúvida, mais uma vez, a segurança das urnas eletrônicas e o papel da Corte Eleitoral.
"Tal conduta não pode ser mais encarada pelas instituições brasileiras como mera bravata, devendo ser considerada toda a influência de suas falas e de seus comportamentos sobre pessoas descontroladas. Por menos, a sede do Poder Legislativo dos EUA foi invadida e cinco pessoas perderam as vidas no país, que tem uma democracia muito mais sólida, após questionamentos do então presidente Donald Trump, em quem Jair Bolsonaro claramente se inspira, sobre pretensas fraudes nas eleições", diz o texto.
O senador ainda solicita que o Partido Liberal (PL) seja condenado a perder o tempo de TV e rádio durante a campanha. Além de Randolfe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pede à Corte Eleitoral que determine que Bolsonaro seja condenado a pagar multa de R$ 25 mil pelo suposto crime de propaganda eleitoral.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e colocar dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro de urnas eletrônicas. A declaração aconteceu durante o encontro com embaixadores de cerca de 40 países na tarde desta segunda-feira (18).
Os argumentos apresentados pelo presidente já foram desmentidos por órgãos oficiais, principalmente pelo TSE, que já atestou a segurança das eleições e do sistema eleitoral.
REDES SOCIAIS