Notícias

Quem foi Mendel? Cientista completaria 200 anos nesta quarta-feira (20)

Conhecido como o pai da genética, utilizou ervilhas ao estudar a hereditariedade


20/07/2022 13h19

Conhecido como o pai da genética, realizou estudos sobre a hereditariedade. Para isso, utilizou ervilhas em seus experimentos e descreveu leis sobre como as características são herdadas. Entre os seus feitos, está a descoberta de como elas são transmitidas entre as gerações em um contexto no qual ainda não tinha conhecimento a respeito do material genético das células - o DNA.

Mendel nasceu em 20 de julho de 1822 na pequena vila de Hynčice, no império austríaco, e faleceu em 1884, em Brun, império austro-húngaro. O cientista não teve seu trabalho reconhecido em vida, mas os resultados de seus estudos foram essenciais para o desenvolvimento da genética.

Leia também: Roda Viva entrevista a apresentadora Fátima Bernardes na segunda-feira (25)

Relembre o que é a genética e como ela influencia na vida do ser humano:

O que é genética?

É a área da biologia que estuda a hereditariedade, e dentro dela, é possível estudar a variabilidade entre os organismos, as doenças hereditárias, os genes, entre outros assuntos.

Um dos importantes focos do estudo de Mendel, os genes, são trechos do DNA que têm a informação para produzir proteínas específicas, que estão envolvidas nas mais diversas funções e características do corpo, como a cor dos olhos, o tipo de cabelo, a tolerância a alimentos e medicamentos.

Essas características são passadas entre as gerações no momento da reprodução, sendo que o material genético de um indivíduo é composto 50% dos genes do pai e 50% da mãe.

"As leis de Mendel deixaram um grande legado de descobertas genéticas e seus experimentos ajudaram outros pesquisadores a entender aspectos sobre a hereditariedade. Se hoje a genética é uma área de amplos estudos, é porque ele serviu como base para proporcionar esses grandes avanços", Nathalia Taniguti, bióloga, mestra em Ciências (Genética e Melhoramento de Plantas) e integrante do time de conteúdo do meuDNA.

Leia também: Homem que foi atingido por fogo na Espanha está em estado grave

Como a genética pode ser uma aliada?

Graças aos estudos genéticos, foi possível que a humanidade desenvolvesse produtos transgênicos, entendesse a evolução de alguns tipos de tumores, criasse clones, realizasse testes de paternidade, descobrisse ancestralidade, predisposição genética para algumas doenças, entre várias outras importantes aplicações.

Estudando-se o material genético de pessoas do mundo inteiro foi possível entender as ondas migratórias dos povos e as semelhanças genéticas entre pessoas que conviveram em regiões próximas, ajudando a descobrir mais informações históricas e antropológicas de nossos ancestrais.

Com os testes genéticos, é possível investigar em recém-nascidos centenas de doenças raras tratáveis de forma indolor e rápida com uma pequena amostra de saliva coletada da bochecha. Em seguida, é possível pensar, junto a um médico, em práticas preventivas que possam impedir o desenvolvimento dos sintomas e/ou de uma doença.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos