Notícias

Fachin dá cinco dias para Bolsonaro explicar ataques ao sistema eleitoral

Presidente colocou em dúvida a segurança das urnas eletrônicas durante reunião com embaixadores


21/07/2022 13h06

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Edson Fachin, deu cinco dias para que o presidente Jair Bolsonaro e seu partido, o PL, se manifestem, em até cinco dias, sobre os ataques às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral proferidos durante encontro com embaixadores.

A determinação aconteceu nesta quinta-feira (21). O ministro atendeu a um pedido do PDT, a sigla solicitou, na terça-feira (19), a exclusão do vídeo da apresentação de Bolsonaro das redes sociais.

Leia mais: Eleições 2022: PT oficializa chapa de Lula e Alckmin à Presidência da República

Além de Bolsonaro, o PDT e o pré-candidato Ciro Gomes, autores do pedido, também deverão se pronunciar no prazo determinado.

“Da leitura da petição inicial extrai-se da causa de pedir que os fatos retratados indicam que a prática de desinformação volta-se contra a lisura e confiabilidade do processo eleitoral, marcadamente, das urnas eletrônicas”, disse o ministro.

Fachin destacou ainda que se manifestará sobre a exclusão do vídeo somente após a explicação das partes envolvidas no caso. O conteúdo está disponível nos perfis de Bolsonaro no Facebook, Instagram e YouTube.

O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar os ministros do TSE e colocar dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro de urnas eletrônicas. A declaração aconteceu durante o encontro com embaixadores de cerca de 40 países nessa segunda. Os argumentos apresentados pelo presidente já foram desmentidos por órgãos oficiais, principalmente pelo TSE, que já atestou a segurança das eleições e do sistema eleitoral.

“Nós queremos, obviamente, estamos lutando, para apresentar uma saída para isso tudo. Nós queremos confiança e transparência no sistema eleitoral brasileiro”, declarou. “Nós queremos corrigir falhas. Queremos transparência. Nós queremos democracia de verdade”, disse na ocasião.

Leia também: Número de professores formados na modalidade EAD mais que dobra em 10 anos, diz pesquisa

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos