Ano após anos, arqueólogos ao redor do mundo fazem descobertas que transformam e acrescentam nos conhecimentos das civilizações que viveram antes de nós. Cada escavação é importante para que, aos poucos, desenterramos as peças do complexo quebra-cabeça que é o passado de nosso planeta.
Confira abaixo as principais descobertas deste ano até o momento.
Leia mais: NASA assina contrato com a SpaceX para lançar um telescópio espacial em 2026
Cabeça de Hércules da Roma antiga
A cabeça de uma estátua de Hércules foi encontrada no fundo do Mar Egeu, entre a Grécia e a Turquia. A parte do corpo do deus grego surgiu quando uma equipe de arqueólogos estava examinando a carcaça de um navio naufragado entre 23 de maio e 15 de junho deste ano.
O artefato tem 2 mil anos e remete à Roma antiga. Já o naufrágio da embarcação ocorreu na ilha grega de Anticítera, à beira do Mar Egeu, mas só foi descoberto há pouco mais de cem anos.
Egito descobre 250 sarcófagos e 150 estátuas de bronze
O Egito encontrou no dia 30 de maio 250 sarcófagos e 150 estátuas de bronze na necrópole de Saqqara, no sul do Cairo, o último de uma série de achados notáveis na região.
O sítio de Saqqara, situado cerca de 15 quilômetros ao sul das famosas pirâmides do planalto de Gizé, faz parte da lista do Patrimônio Mundial da Unesco e é conhecido pela famosa pirâmide escalonada do faraó Djoser.
Espada da Era Viking é encontrada na Noruega
Uma dupla de detectores de metais amadores e independentes encontrou três pedaços que compõem uma antiga espada dentro de uma tumba conhecida como "túmulo da rainha Gausel" na área de Gausel, na cidade norueguesa de Stavanger.
Localizado em 1883, o túmulo da rainha é considerado uma das sepulturas femininas mais ricas da Era Viking, visto que contém artefatos das Ilhas Britânicas junto aos restos da realeza.
Túneis secretos são encontrados em templo peruano de 3 mil anos
A equipe do arqueólogo John Rick, da Universidade de Stanford, localizou no sítio arqueológico Chavín de Huántar, no Peru, 35 túneis que se completam com interligações, formando uma galeria que, ao se unir, chegava a uma câmara cerimonial, com direito a tigelas e a representação de um condor.
Obras do Metrô encontram vestígios do Quilombo Saracura em SP
Um sítio histórico foi encontrado no dia 15 de julho na área da futura estação Saracura Vai-Vai, no bairro do Bixiga, na região central de São Paulo, durante as atividades de monitoramento arqueológico das obras da Linha 6-Laranja do Metrô da cidade.
O local fica às margens do córrego Saracura, que no século 19 abrigou quilombolas em seu entorno. Este é o primeiro registro do Quilombo Saracura em documentação escrita oficial.
Leia também: Sete curiosidades sobre as imagens do telescópio espacial James Webb
REDES SOCIAIS