“Não tenho saudade da cobertura diária”, diz Fátima Bernardes sobre trabalho no jornalismo
Durante o Roda Viva, a apresentadora ainda diz se solidarizar com repórteres que cobrem atual momento da política
25/07/2022 23h03
O Roda Viva desta segunda-feira (25) recebe a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes.
A apresentadora Vera Magalhães introduziu a política no debate para saber se atual disputa de poder e o acirramento das discussões mexem com o “lado jornalista” de Fátima. Ela admite que, analisando o presente momento, não sente falta do hardnews e da cobertura jornalística.
“É um momento muito diferente [comparado com antigamente], não é? Isso faz com que eu não tenha saudade dessa vivência diária. Tenho muita compaixão com meus colegas do Jornal Nacional, por todos os repórteres, por todas as pessoas que estão nas ruas. É uma atividade muito necessária, mais necessária do que em qualquer outro momento, e não está fácil”, diz.
Ainda durante o debate, Fátima faz uma autocrítica e diz que os jornalistas não souberam demonstrar a importância da profissão.
Leia também: Fátima Bernardes nega que quis se aposentar quando deixou o ‘Encontro’: “Quero me desafiar”
“A gente explicou pouco o que a gente faz e como faz. As pessoas recebem uma notícia da filha pelo WhatsApp e acha que aquilo é informação. Por mais boa vontade que aquela filha tenha em repassar aquela mensagem, aquilo não é informação. Quanto tempo demorou para ter agências de checagem de notícia e fake news?”, explica.
Assista ao programa completo:
Participam da bancada de entrevistadores, Daniel Bergamasco, diretor de redação da GQ Brasil, a jornalista Luanda Vieira, Roberta Malta, redatora-chefe da revista Marie Claire, Silvia Ruiz, jornalista, influenciadora e criada de plataforma da Ageless, e Tony Goes, colunista da Folha de S. Paulo.
O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS