Auxílio caminhoneiro começa a ser pago em agosto, como receber?
Seis parcelas de R$ 1 mil devem ser destinadas ao público até o mês de dezembro
26/07/2022 13h26
O Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (BEm Caminhoneiro), conhecido como auxílio caminhoneiro, começará a ser pago no dia 9 de agosto.
Seis parcelas de R$ 1 mil estão previstas para serem pagas ao público-alvo. As duas primeiras, referentes aos meses de julho e agosto, ficarão disponíveis na data acima, enquanto as demais ocorreram até dezembro. A ação tem como intuito compensar os efeitos ocasionados pelo aumento no preço dos combustíveis.
Leia também: Alexandre de Moraes prorroga prisão de homem que ameaçou Lula e ministros do STF
Entenda a seguir quem tem direito a recebê-lo e como solicitá-lo:
De acordo com o governo, cerca de 900 mil pessoas devem ser beneficiadas, mas para isso, os transportadores autônomos de cargas devem estar devidamente cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) até 31 de maio de 2022. Também deverão estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CPF válidos.
Não será necessário apresentar comprovantes de compra de óleo diesel para ter direito ao valor. O pagamento não sofrerá alterações pelo número de veículos que possuírem.
Leia também: STF marca julgamento de ações que questionam inquéritos envolvendo Bolsonaro
Os dados dos trabalhadores são repassados ao Ministério do Trabalho e Previdência pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ligada ao Ministério da Infraestrutura. Antes de liberar os recursos, o ministério verificará quais profissionais têm direito ao benefício, ou seja, não será necessário que os caminhoneiros realizem nenhuma ação.
A conferência será realizada mensalmente e encaminhada para o Ministério do Trabalho e Previdência. A Dataprev, empresa de tecnologia parceira do Governo Federal, será responsável pela análise, cruzamento e checagem dos dados.
REDES SOCIAIS