Diretora de creche no Rio é alvo de operação da PF por desvio de verba
Estima-se que a quantia de R$ 6,2 milhões tenha sido desviada entre 2018 e 2021
28/07/2022 12h36
A diretora de uma creche na Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro, e seu companheiro estão sendo alvo de uma ação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (28). A Operação Desfralde age contra o desvio de verbas destinadas à educação.
Estima-se que a quantia desviada ultrapasse R$ 6,2 milhões. Segundo a polícia, parte do valor é proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A investigação teve início em 2021, após agentes do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificarem movimentação de dinheiro suspeita entre 2018 e 2021.
Cerca de 30 policiais federais cumprem o mandado de prisão preventiva do casal, expedido pela 1ª Vara Criminal Federal do Rio. O mandado de busca e apreensão já foi cumprido.
Os acusados serão indiciados pelos crimes de estelionato majorado e peculato. As duas penas juntas podem chegar a 18 anos de reclusão.
Leia mais: Homem de 66 anos é o quarto paciente a ser curado do HIV no mundo, dizem médicos; Homem é internado em SP ao tentar operar nariz após tutorial no Youtube
REDES SOCIAIS