Bolsonaro chama signatários da carta pró-democracia de “sem caráter” e “cara de pau”
Manifesto conta com mais de 600 assinaturas e será lido em evento no dia 11 de agosto
02/08/2022 20h37
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (2) que quem assinou a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito” é “cara de pau” e “sem caráter”.
“Esse pessoal que assina esse manifesto, [é] cara de pau, sem caráter. Não vou falar os adjetivos aqui que eu sou uma pessoa bastante educada. Essa é uma grande realidade”, disse em entrevista à rádio Guaíba.
Leia também: Dólar fecha em alta com tensão entre Estados Unidos e China
O chefe do Executivo insinuou que todos os signatários da carta têm interesses escusos para tirá-lo do Palácio do Planalto. “Geralmente, quem fala que é defensor da democracia é um ditador”.
Organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), o manifesto que conta com mais de 660 mil assinaturas foi lançado após seus ataques contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro.
Leia também: Pacheco afirma que Senado fará "esforço concentrado" para votação de projetos
Cerca de 12 ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) assinaram o documento. Entre personalidades de destaque estão nomes como Luciano Huck, Chico Buarque, Gal Costa, Zélia Duncan, Maria Bethânia, Bruno Gagliasso, Fernanda Montenegro, Lilia Schwarcz, Djamila Ribeiro e mais.
A carta será lida pelo ex-ministro do STF Celso de Mello, em evento no dia 11 de agosto, no Pátio das Arcadas do Largo de São Francisco, em São Paulo.
REDES SOCIAIS