Notícias

EUA intensificarão negociações com a Rússia para libertar Griner, afirma secretário

Jogadora foi detida por porte de drogas; ministro russo diz que o país está pronto para debater a troca de prisioneiros por meios diplomáticos


05/08/2022 12h03

Os Estados Unidos irão reforçar as negociações de troca de prisioneiros com a Rússia, onde inclui a estrela do basquete Brittney Griner, afirmou o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, nesta sexta-feira (5).

“Apresentamos, como você sabe, uma proposta substancial na qual a Rússia deveria se envolver conosco. E o que o ministro das Relações Exteriores Lavrov disse esta manhã e disse publicamente é que eles estão preparados para se engajar através dos canais que estabelecemos para fazer exatamente isso. E vamos perseguir isso”, disse Blinken a repórteres em uma coletiva de imprensa.

A atleta foi condenada a nove anos e meio de prisão na última quinta-feira (4). Griner foi detida em Moscou por porte de drogas, ela carregava um cigarro eletrônico com óleo de haxixe, um derivado da maconha.

O ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, disse nesta sexta-feira que a Rússia estava pronta para discutir a possível troca de prisioneiros com os Estados Unidos, por meio de um canal diplomático acordado por Vladimir Putin e Joe Biden.

O governo americano ofereceu a troca do traficante de armas russo Viktor Bout, que cumpre sentença de 25 anos nos Estados Unidos, por Brittney Griner e Paul Whelan.

Leia mais: Bolsonaro, Lula e mais: Veja quais políticos Jô Soares já entrevistou; Bolsonaro aprova lei que permite doações por parte do Governo Federal em ano eleitoral

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos