Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa nesta segunda-feira (8)
Ministério da Saúde também iniciou campanha multivacinal de crianças e adolescentes
08/08/2022 13h00
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite iniciou nesta segunda-feira (8).
A iniciativa do Ministério da Saúde busca alcançar 95% das crianças menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado aos dois, quatro e seis meses de idade, via injeção intramuscular) ou que ainda não tomaram as doses de reforço.
Leia também: Ex-presidente Lula e Janja assinam manifesto pró-democracia da USP
A vacina aplicada aos 15 meses e aos quatro anos de idade via oral é responsável por erradicar a doença também chamada de paralisia infantil desde 1994 no país.
O público-alvo engloba mais de 14.3 milhões de pessoas, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. Já as de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
Leia também: PF aponta “inconsistências” e ouvirá novamente os suspeitos no caso Bruno e Phillips
A campanha de multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos também começou. As vacinas que estarão disponíveis nos postos de vacinação são contra a hepatite, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, difteria, meningite, entre outras.
De acordo com a pasta, as vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais na população a partir de três anos de idade.
REDES SOCIAIS