Notícias

Prazo para atualização do CadÚnico termina nesta sexta-feira (12)

O Cadastro Único é o principal instrumento para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais


12/08/2022 12h49

O prazo para as famílias que estejam em averiguação cadastral atualizarem suas informações no Cadastro Único (CadÚnico) e evitarem a suspensão de benefícios termina nesta sexta-feira (12), segundo o Ministério da Cidadania.

Leia mais: PF investiga crime de compartilhamento de imagens pornográficas envolvendo crianças e adolescentes

São consideradas em averiguação cadastral as famílias que tenham discordância entre os dados preenchidos e o cruzamento de informações com outras fontes.

Precisam atualizar os dados no CadÚnico, também, as famílias que tenham feito a última atualização nos anos de 2016 e 2017. Neste caso, o prazo vai até outubro. Os processos estão em andamento desde fevereiro e englobam 8 milhões de famílias.

O CadÚnico é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.

A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão de benefícios e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023.

Estar no Cadastro Único, porém, não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas. Mas é pré-requisito para que a inscrição seja avaliada.

Leia também: Sete pessoas morrem em acidente entre caminhão e van no Paraná

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos