Notícias

Após atentado, escritor Salman Rushdie tem lesões no fígado e pode perder um olho

“Versos satânicos”, livro escrito por ele e publicado pela primeira vez em 1988, foi proibido no Irã no mesmo ano, por ser considerado por muitos muçulmanos uma blasfêmia


13/08/2022 07h45

Autor de “Os versos satânicos'', o escritor anglo-indiano Salman Rushdie foi esfaqueado no pescoço e no abdômen na última sexta-feira (12) durante evento em um instituto de Nova York. Agente literário afirma que o escritor teve lesões no fígado e pode perder um olho.

Leia mais: Congestionamento em SP passa de 20 mil por dia pela primeira vez desde o início da pandemia

Na ocasião, ele estava sendo apresentado para dar uma palestra em Chautauqua, no estado de Nova York. De acordo com testemunhas, um homem correu até o palco e o esfaqueou ou socou.

“Versos satânicos”, livro escrito por ele e publicado pela primeira vez em 1988, foi proibido no Irã no mesmo ano, por ser considerado por muitos muçulmanos uma blasfêmia.

Um ano depois, o aiatolá Ruhollah Khomeini, emitiu uma fatwa, ou edito, em que pedia a morte dele. Uma recompensa de mais de US$ 3 milhões é oferecida para quem matá-lo.

A polícia de Nova York divulgou a identidade do autor do atentado, o homem se chama Hadi Matar, 24 anos, morador de Fairview, região de Nova Jersey.

Fontes afirmaram ao jornal The New York Post que Matar seria simpatizante do Irã e do Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica. O governo iraniano prometia recompensa de US$ 3 milhões a quem matasse Rushdie.

Leia também: Argentina tem a maior inflação da América Latina no mês de julho

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos