Comissão do Senado aprova relatório que pede afastamento do atual chefe da Funai
Comissão foi instalada pelo Senado em junho para acompanhar as investigações sobre assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips
16/08/2022 15h21
A Comissão Externa do Senado Federal, que acompanhou toda a investigação do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, aprovou nesta terça-feira (16) o relatório que pede o afastamento do presidente da Funai, Marcelo Xavier da Silva.
Além do afastamento de Xavier, o documento aponta uma série de crimes ambientais cometidos na terra indígena Vale do Javari, no Amazonas.
O parecer foi elaborado pelo senador Nelsinho Trad (PSD/MS) e diz que, durante os trabalhos da comissão, houve muitas reclamações sobre a atual gestão da Funai e que a fundação teria passado a ser uma "organização anti-indígena".
"O assassinato de Bruno e de Dom chamou a atenção de todo o mundo para a elevada violência contra os povos indígenas e contra agentes públicos e particulares que trabalham pela proteção dos povos originários, de suas terras e do meio-ambiente" afirmou o relator.
Leia também: STF torna réu o deputado federal que teria forjado um atentado contra si mesmo
Vale lembrar que um pedido de afastamento de Marcelo Xavier do comando da Funai já tinha tinha sido protocolado no mies de julho, com a justificativa que o atual comandante desrespeita os direitos dos povos indígenas.
A comissão foi instalada pelo Senado em junho para acompanhar as investigações. O próximo passo é enviar o relatório para Presidência do Senado, para Comissão de Direitos Humanos, para o Ministério Público e também para Tribunal de Contas da União (TCU).
REDES SOCIAIS