Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook/Polícia Militar do Estado de São Paulo
Reprodução/Facebook/Polícia Militar do Estado de São Paulo

Com o início da campanha eleitoral, é possível ver o perfil dos candidatos para o pleito de 2022. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 1,7 mil candidatos se registraram como policias militar, civil, bombeiros e membros das Forças Armadas. Um aumento de 27% comparado a eleição passada.

Destaque das candidaturas foi para os policiais militares, que tiveram um crescimento de 36% comparado a 2018. Na eleição passada, eram 601 candidatos, agora são 817.

A maioria dos policiais estão filiados aos partidos que apoiam Jair Bolsonaro (PL). A legenda do presidente possui 94 nomes, seguido por Patriota e PRTB.

O PT, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e principal opositor de Bolsonaro, inscreveu apenas um candidato como policial militar em todo o país.

Leia também: Presidenciáveis acompanham posse de Moraes no TSE

Entre os estados, o Rio de Janeiro lidera em número de candidatos das forças de segurança, seguido de São Paulo e Minas Gerais. Tocantins é o que tem menos.

Uma das classes mais representadas

Outro dado do TSE que chama atenção é o da representatividade. Em 2018, a profissão de policial militar foi a 11ª mais comum entre os candidatos. Agora, o total de PMs saltou para quinto lugar na lista, ultrapassando médicos, comerciantes, administradores e professores de Ensino Médio.