Notícias

PGR quer levar ao plenário do STF pedido para arquivar inquérito contra Bolsonaro

Pedido diz respeito ao inquérito que apura o vazamento de dados sigilosos


17/08/2022 20h00

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta quarta-feira (17) que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), leve a julgamento no plenário da Corte o recurso que pede o arquivamento do inquérito que investiga se o presidente Jair Bolsonaro vazou dados sigilosos de uma investigação da Polícia Federal.

A PGR já solicitou duas vezes o arquivamento do inquérito que acusa Bolsonaro de vazar os dados sigilosos.

Lindôra Araújo, vice-presidente da PGR, solicita ainda que o pedido movido pelo Ministério Público (MP) seja levado ao Plenário do STF.

Leia mais: MP Eleitoral aponta ao TSE falhas no registro da candidatura de Bolsonaro

“Na oportunidade, o Parquet, ao tempo em que reitera as razões das anteriores manifestações ministeriais quanto ao arquivamento deste inquérito e de seus incidentes procedimentais, e considerando que, na data de 01 de agosto de 2022, já apresentou parecer ministerial sobre o agravo regimental interposto pela AGU em 06 de maio de 2022 (Petição nº 33058/2022), requer seja o referido recurso submetido ao órgão colegiado”, escreveu.

Lindôra se refere ao recurso movido pela Advocacia-Geral da União (AGU), que afirma que Bolsonaro não vazou documentos sigilosos. A AGU teve um posicionamento contrário a decisão do relator do processo, ministro Alexandre de Moraes,

Moraes rejeitou os dois pedidos de arquivamento.

Entenda o caso

Em agosto do ano passado, Bolsonaro divulgou a íntegra de um inquérito da Polícia Federal (PF) que apura suposto ataque ao sistema interno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2018.

Na época, os ministros do TSE enviaram uma notícia-crime para Moraes em que relatavam suposta conduta criminosa atribuída ao presidente. Após recebê-la, ele abriu um inquérito para iniciar uma investigação.

Leia também: Prefeito do RJ informa que não ocorrerá tradicional desfile da independência

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos