Em uma rede social, o ministro Alexandre de Moraes, o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se manifestou sobre o evento de posse realizado na terça-feira (16).
Durante o discurso, o ministro defendeu o sistema eleitoral, o trabalho do TSE, a democracia e a segurança das urnas, além disso, fez uma diferenciação entre liberdade de expressão e "liberdade de destruição da democracia", criticou fake news e à desinformação e também fez críticas ao discurso de ódio
A cerimônia reúne cerca de 2 mil convidados na sede do tribunal, em Brasília. Os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia, Rosa Weber,Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Roberto Barroso, Nunes Marques e André Mendonça acompanharam a posse do novo presidente do TSE.
Leia mais: PGR quer levar ao plenário do STF pedido para arquivar inquérito contra Bolsonaro
Além dos ministros e presidentes, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Governadores, prefeitos e ministros de estados também estão na plateia.
“A cerimônia do TSE simbolizou o respeito pelas Instituições, como único caminho de crescimento e fortalecimento da República e a força da Democracia, como único regime político onde todo o poder emana do povo e que deve ser exercido pelo bem do povo”, escreveu o ministro.
Ontem, ao defender o sistema eleitoral, Moraes foi aplaudido de pé pelas autoridades presentes.
"Somos 156.454.011 eleitores aptos a votar. Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores democracias do mundo, mas somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia. Com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, destacou.
Diferente dos outros participantes, o presidente Jair Bolsonaro não aplaudiu a fala de Moraes.
Leia também: Em entrevista, Marcelo Freixo diz ser contra legalização das drogas no Brasil
REDES SOCIAIS