Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook @jairbolsonaro
Reprodução/Facebook @jairbolsonaro

A Polícia Federal informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) cometeu incitação ao crime quando associou, durante uma live em suas redes sociais em outubro de 2021, a vacina contra a Covid-19 ao risco de desenvolver Aids.

No documento enviado ao STF, a PF explicou que conduta de Bolsonaro levou os muitos espectadores da live a descumprir normas sanitárias estabelecidas pelo próprio governo. No caso, tomar a vacina contra a Covid-19.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e outras autoridades de saúde de outros países já explicaram que o imunizante contra o coronavírus não causa a doença. Pelo contrário, ele evita a contaminação.

A delegada Lorena Lima Nascimento, responsável pelo caso, pediu autorização à Corte para indiciar o presidente e o tenente Mauro Cid, que ajudou a produzir o material exibido na live.

Leia também: “Cerimônia do TSE simbolizou o respeito pelas Instituições”, diz Moraes

Segundo o Código Penal, incitação ao crime é conduta ilegal que pode dar prisão de três a seis meses.

Declaração de Bolsonaro

Em uma transmissão ao vivo, Bolsonaro mencionou uma mensagem falsa que diz que "uma comparação de relatórios oficiais do governo sugere que os totalmente vacinados estão desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida muito mais rápido do que o previsto".

“Recomendo que leiam a matéria. Não vou ler aqui porque posso ter problemas com a minha live”, disse o presidente. A publicação é de um site que propaga 'fake news' e teorias da conspiração.

A live Bolsonaro não está mais disponível nas contas do presidente no Facebook e no Instagram.