Secretário-geral da ONU pede para que a Rússia não desconecte central nuclear da rede ucraniana
Zaporizhzhya está ocupada pelas forças da Rússia desde março. A usina começou a receber ataques recentemente, ambos os países acusam um ao outro pelos bombardeios
19/08/2022 09h52
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu nesta sexta-feira (19) em visita a Odessa, na Ucrânia, que a Rússia não desconecte a usina nuclear de Zaporizhzhia da rede de energia elétrica ucraniana, no momento em que Moscou e Kiev trocam acusações sobre bombardeios contra a central.
Leia mais: Presidente do STF derruba decisão que tornava Eduardo Cunha elegível novamente
"Obviamente, a eletricidade de Zaporizhzhia é energia elétrica ucraniana. Este princípio deve ser plenamente respeitado", afirmou Guterres durante uma visita ao porto de Odessa, no sul do país.
A Energoatom, operadora das centrais ucranianas, expressou o temor de que Moscou, que ocupa a usina desde março, desconecte a central da rede.
Zaporizhzhya é ocupada pelas forças da Rússia desde março. Enquanto a usina começou a receber ataques recentemente, ambos os países acusam um ao outro pelos bombardeios. O fato de não saber qual é o real agressor da área dificulta uma possível intervenção da ONU.
Leia também: Anvisa discute nesta sexta (19) se vacina contra varíola dos macacos será permitida
REDES SOCIAIS