Notícias

PDT, partido de Ciro Gomes, pede ao TSE para derrubar candidatura de Bolsonaro

A sigla cita a reunião do presidente com embaixadoras, na ocasião, o chefe do Executivo citou informações falsas sobre o sistema eleitoral


19/08/2022 18h08

O PDT, partido de Ciro Gomes, pediu nesta sexta-feira (19) que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrube o registro de candidatura do presidente Jair Bolsonaro e do vice, Walter Braga Netto. A sigla ainda pede que a Corte Eleitoral os torne inelegíveis. A ação foi protocolada nesta sexta-feira (19).

O partido cita a reunião do presidente com embaixadores. O encontro aconteceu em 18 de julho, na ocasião, o chefe do Executivo citou informações falsas sobre o sistema eleitoral.

Leia mais: Apoio a ditadura militar cai e defesa da democracia aumenta, indica pesquisa Datafolha

"Deveras, é inegável que o Senhor Jair Messias Bolsonaro aproveitou-se do evento para difundir a gravação do discurso com finalidade eleitoral, indissociável ao pleito de 2022”, diz um trecho da ação.

O PDT ainda pediu que vídeos com o encontro sejam apagados das redes sociais. Além disso, apontou outra irregularidade: o partido questiona a transmissão do encontro pela TV Brasil, que é pública.

“Também é indene de dúvidas que o Senhor Jair Messias Bolsonaro ultrapassou as lindes do exercício regular das atitudes escorreitas de um Chefe de Estado para conduzir a referida reunião para um viés eleitoral, com a finalidade política de assacar a integridade desta Justiça Especialidade para, logo após, difundir esse tipo de conteúdo através das redes sociais, que possuem alcance incomensurável", afirma o partido.

Relembre o caso

Em julho o presidente realizou uma reunião com embaixadores de cerca de 40 países, o encontro foi transmitido por canais oficiais do governo. Os argumentos apresentados pelo presidente sobre a segurança das urnas e do sistema eleitoral foram desmentidos por órgãos oficiais, principalmente pelo TSE, que já atestou a segurança das eleições e do sistema eleitoral.

Leia também: Ciro Gomes diz que se for eleito não se submeterá ao Centrão: “Vou negociar à luz do dia”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos