Notícias

Alexandre de Moraes veta pedido de pronunciamento de Marcelo Queiroga em rede nacional

Por estar em período eleitoral, presidente do TSE precisa autorizar qualquer pronunciamento em rádio e televisão


23/08/2022 15h07

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vetou um pedido do governo federal para o ministro Marcelo Queiroga (Saúde) fazer um pronunciamento em rede nacional. O objetivo era falar sobre a vacinação da poliomielite em crianças de um a cinco anos, e da imunização contra outras doenças para os menores de 15 anos.

Pelo fato do país estar em período eleitoral, é necessário uma autorização do TSE para a realização de pronunciamentos em redes de rádio e televisão.

Moraes alegou intuito "nitidamente político-eleitoral" e avaliou que o pronunciamento poderia levar à "indevida personificação, no período eleitoral, de ações relacionadas à administração pública".

Apesar do secretário especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações, André de Sousa Costa, argumentar que o pronunciamento era necessário para "evidenciar o caráter oficial e de relevância pública da mensagem”, o ministro negou pedido.

Leia também: Entenda o que é a gripe do tomate, infecção viral identificada em crianças da Índia

No pronunciamento, Queiroga iria destacar a baixa cobertura vacinal das doenças, como a poliomielite e a rubéola, e a importância do controle de sarampo e febre amarela.

O presidente do TSE disse não ter dúvidas da importância da mensagem, mas destacou que já foram adotadas outras medidas para divulgar informações sobre as campanhas de vacinação.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos