Notícias

OMS faz acordo para distribuir vacina contra varíola dos macacos na América Latina e Caribe

Empresa Bavarian Nordic, responsável pelo único imunizante autorizado contra a doença, começará distribuir em setembro


24/08/2022 17h34

A Organização Mundial de Saúde (OMS) firmou um acordo com o Bavarian Nordic, laboratório dinamarquês responsável pela única vacina autorizada contra a varíola dos macacos, para distribuir o imunizante para América Latina e Caribe.

Segundo a empresa, as entregas começarão no índio do mês de setembro. Não foi estabelecida uma data para chegar ao brasil.

Leia também: Cachorro é diagnosticado com varíola dos macacos em Minas Gerais

Em comunicado, os dinamarqueses explicaram que o contratado foi fechado com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), escritório regional da OMS para as Américas, e busca "facilitar o acesso equitativo à vacina da empresa contra a varíola dos macacos nos países da América Latina e do Caribe”.

Nos últimos meses, a doença, que ficava concentrada nas regiões oeste e centro da África, se espalhou por quase todos os continentes e elevou o número de casos. Na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 40 mil casos foram registrados.

Sobre a Varíola dos Macacos

A doença pode apresentar sintomas como febre superior a 38,3⁰C, dor de cabeça intensa, aumento no tamanho dos linfonodos, dor nas costas, dor muscular e fadiga excessiva. Os indícios geralmente ocorrem de um a três dias após uma erupções cutâneas que começam no rosto e se espalham para o resto do corpo posteriormente.

O vírus em questão é do gênero Orthopoxvirus, que pertence à família Poxviridae. Na maioria das vezes, a doença acontecia no centro e no oeste da África. No entanto, recentemente, a Europa começou a registrar diversos casos da chamada varíola dos macacos. O primeiro caso foi notificado em uma pessoa do Reino Unido que viajou para a Nigéria no início de maio.

Leia também: Após operação da PF, Luciano Hang tem redes sociais suspensas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos