Maria Thereza Moura toma posse como nova presidente do Superior Tribunal de Justiça
Posse foi marcada pela presença de Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes
25/08/2022 19h43
A ministra Maria Thereza de Assis Moura tomou posse nesta quinta-feira (25) como nova presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela é a segunda mulher a assumir o cargo.
Og Fernandes assumiu a vice-presidência. Os dois vão conduzir o STJ e o Conselho da Justiça Federal (CJF) até 2024.
Leia mais: STF adia julgamento sobre validade de regra da nova lei de improbidade
A ministra Maria Thereza é a atual corregedora nacional de Justiça, cargo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A magistrada tem 65 anos e é natural de São Paulo. Ela é bacharel, mestre e doutora em direito pela Universidade de São Paulo. Maria Thereza de Assis Moura compõe o STJ desde agosto de 2006.
"É essencial que o papel central do juiz seja exercido com ética e humanismo, já que serve de ponte entre o direito e a sociedade, protegendo a constituição e a democracia. Para isso, independência, transparência e diálogo entre as instituições públicas se mostram essenciais", disse.
A cerimônia contou com a presença de mais autoridade: presidente Jair Bolsonaro; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux; a vice-procuradora-geral da República (PGR), Lindôra Araújo; o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); além dos ministros do STF Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, André Mendonça.
Bolsonaro sentou ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e do ex-presidente do STJ Humberto Martins. É a primeira vez que o presidente se encontra com Alexandre de Moraes após o magistrado determinar busca e apreensão na casa de oito empresários bolsonaristas.
Leia também: Bolsonaro: Respeitar a democracia é muito diferente de assinar uma ‘cartinha’
REDES SOCIAIS