O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, anunciou que uma equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) visitará a usina nuclear de Zaporíjia até o fim da semana.
Através de um post no Twitter, o diretor-geral disse que “precisamos proteger a segurança da maior instalação nuclear da Ucrânia e da Europa”.
Leia também: Norte-americano é solto após passar 36 anos preso por um estupro que não cometeu
The day has come, @IAEAorg's Support and Assistance Mission to #Zaporizhzhya (ISAMZ) is now on its way. We must protect the safety and security of #Ukraine’s and Europe’s biggest nuclear facility. Proud to lead this mission which will be in #ZNPP later this week. pic.twitter.com/tyVY7l4SrM
— Rafael MarianoGrossi (@rafaelmgrossi) August 29, 2022
Leia também: NASA inicia programa para levar humanos à Lua nesta segunda-feira (29)
A AIEA também se manifestou dizendo que "realizará atividades urgentes de salvaguardas".
Tomada pelos russos, mas administrada por funcionários ucranianos, a usina foi alvo de ataques russos nas últimas semanas. Seis dos quinze reatores nucleares da Ucrânia estão localizados na usina de Zaporíjia.
Com medo de um novo acidente nuclear, as autoridades da região estão distribuindo comprimidos de iodo e ensinando os moradores a utilizá-los em caso de vazamento de radiação.
Equipe da ONU vai visitar a usina nuclear ucraniana de Zaporíjia até o fim desta semana.
— Jornalismo TV Cultura (@jornal_cultura) August 29, 2022
Anúncio foi feito pelo diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica#EstaManhãNaCultura pic.twitter.com/yvtE4ltRld
REDES SOCIAIS