Em apenas 4 dias, queimadas no Pará superam setembro de 2021 inteiro, segundo Inpe
Nos quatro primeiros dias de setembro, foram registrados 4.889 pontos de fogo na floresta
05/09/2022 19h07
No Dia da Amazônia, uma triste notícia. Imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que as queimadas no Pará nos quatro primeiros dias de setembro deste ano já superaram setembro de 2021 inteiro. No ano passado, foram 3.828 focos de queimadas no mês. Até domingo, dia 4, os satélites registraram 4.889 pontos de fogo na floresta.
A situação do Pará é bastante preocupante. Há um incêndio em Jacareacanga, no sudoeste do estado, que persiste há mais de 10 dias. O fogo começou em um terreno particular e fugiu do controle, afetando o Refúgio de Vida Silvestre "Rios São Benedito" e "Azul", chegou ao Onçafari e ao Instituto Raquel Machado.
Essa região afetada pelo fogo fica na divisa do Pará com o Mato Grosso, cerca de 100 km da cidade de Paranaita (MT) às margens do Rio São Benedito.
Nesses quatro primeiro dias de setembro, a parte brasileira da Amazônia registrou 12.133 queimadas, mais de 70% do que foi registrado no mesmo mês do ano passado.
Leia também: Cármen Lúcia manda Eduardo Bolsonaro excluir publicação que liga Lula a invasões de igrejas
Se levar em consideração os dados desde o início do ano, a situação é desanimadora. De janeiro até o último domingo (4), Amazônia teve 58 mil focos, total que representa 20% mais do que registrado no mesmo período do ano anterior.
REDES SOCIAIS