Notícias

Ministério da Saúde prorroga Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

Ação que acabaria na sexta-feira (9) irá até o dia 30 de setembro; 35% do público-alvo se vacinou


06/09/2022 12h39

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (6) a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 até o dia 30 de setembro.

A decisão tem como objetivo aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população à vacinação. Até o momento, 35% das crianças com menos de cinco anos de idade foram imunizadas e cerca de quatro milhões de doses foram aplicadas desde o início da mobilização.

Leia também: Liz Truss é oficialmente empossada como primeira-ministra do Reino Unido

O grupo-alvo engloba mais de 14,3 milhões de crianças, sendo que as menores de um ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. De um a quatro anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

O objetivo da campanha, que inicialmente iria até esta sexta-feira (9), é alcançar uma porcentagem de cobertura vacinal igual ou maior que 95% contra a poliomielite, além de reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.

Leia também: Com baixa imunização, doenças como a pólio podem voltar a qualquer momento

Multivacinação

Para a campanha de multivacinação as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos