Morte da rainha: Veja o que acontece no Reino Unido durante o primeiro dia de luto
Filho de Elizabeth II, Charles 3° faz seu primeiro pronunciamento oficial como rei nesta sexta-feira (8)
09/09/2022 09h30
A rainha Elizabeth II faleceu na última quinta-feira (8) aos 96 anos de idade. A monarca, que ocupava o trono do Reino Unido há sete décadas, enfrentava problemas de saúde e mobilidade desde 2021.
Ontem, a nação iniciou a "Operação London Bridge", revelada recentemente após ser mantida em segredo durante anos pelo Palácio de Buckingham. A programação é de 10 dias e terminará com o funeral de Elizabeth II.
Leia mais: Personalidades lamentam morte da rainha Elizabeth II aos 96 anos
Governo Federal decreta luto oficial de três dias após morte da rainha Elizabeth II
Veja o que acontece hoje
O primeiro pronunciamento oficial de Charles III como rei, que herdou o trono de sua mãe aos 73 anos de idade, acontecerá às 18h (14h no horário de Brasília) desta sexta-feira (9) em Londres, capital da Inglaterra.
A última atualização até o momento é de que o até então príncipe chegou ao aeroporto de Aberdeen, na Escócia, de onde ele seguirá à capital inglesa. Ele estava no Palácio de Balmoral, onde a monarca faleceu ontem.
O Parlamento do Reino Unido fez, também nesta sexta (9), um minuto de silêncio em homenagem a Elizabeth II. Durante esse tempo, sinos da Abadia de Westminster e da Catedral de St Paul tocaram.
Mais cedo, Boris Johnson falou no parlamento britânico. Em seu discurso, o ex-primeiro-ministro afirmou que todo o país e o mundo estão comovidos com a morte da rainha, que assumiu o trono em 1952.
Outra homenagem à monarca foram os 96 tiros de canhões, disparados pela manhã de castelos localizados em diferentes regiões do país. O ato se trata da primeira cerimônia oficial do governo diante da morte de Elizabeth II.
REDES SOCIAIS