Três índices relacionados à educação no Brasil foram divulgados, nesta sexta-feira (16), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
- Número de matrículas em 2022, segundo os dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica;
- Desempenho dos alunos em uma prova nacional, feita em 2021, chamada Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb);
- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2021.
Os dados devem ser analisados a partir do cenário pandêmico, em que as aulas ocorridas durante a crise sanitária foram remotas. No caso do Censo Escolar, eventuais correções solicitadas pelos municípios e estados podem alterar os números finais, que sairão em dezembro.
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Saebis
O Saeb é uma prova de português e de matemática feita a cada dois anos por alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e por estudantes do 3º do ensino médio. No caso do 9º ano, para uma amostra específica, houve também questões de ciências da natureza e ciências humanas.
Segundo especialistas, a situação pode ser ainda mais preocupante do que a exposta nesta sexta-feira, já que, quando o Saeb foi aplicado (em novembro e dezembro do ano passado), muitas escolas ainda não haviam voltado para o formato 100% presencial.
Provavelmente, no caso delas, a adesão ao exame foi menor do que a registrada nos colégios que já estavam funcionando normalmente.
Ideb
O Ideb, em uma escala de 1 a 10, cruza duas informações:
Taxa de aprovação/fluxo escolar (a porcentagem de alunos que não repetiram de ano em uma escola ou rede de ensino);
Notas do Saeb:
Só que, neste ano, dois “ingredientes” foram comprometidos, porque:
Parte das redes de ensino adotou a aprovação automática na pandemia (e terá, portanto, um Ideb artificialmente mais alto).
Pela primeira vez, também por causa da Covid-19, a porcentagem de alunos que fizeram a avaliação (Saeb) foi muito mais baixa em alguns estados, fornecendo dados estatisticamente pouco confiáveis.
Por isso, os destaques abaixo não estabelecerão comparações entre as redes.
Ensino fundamental: Na etapa em que as crianças enfrentaram dificuldades nos processos de alfabetização à distância, o Ideb nacional foi de 5,8 em 2021 (uma flutuação muito discreta em relação aos 5,9 de antes da pandemia, por causa da fragilidade dos dados explicada acima). Aos anos finais do fundamental, a variação também foi pequena (de 4,9 para 5,1) nos dois anos.
Ensino médio: O Ideb ficou estacionado em 4,2 -- mais uma vez, evidenciando que os números não indicam necessariamente o que aconteceu com o desempenho dos alunos neste período.
Reflexos do novo ensino médio
Mesmo com a redução no número total de matrículas, o número de alunos de ensino médio em tempo integral aumentou 10,5% – esse é justamente um dos pilares da reforma implementada nessa etapa escolar desde o começo de 2022.
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